POLÍTICA DE GARANTIA

 

Comprar uma autopeça e ter a certeza de que ela está em perfeitas condições de uso é um direito básico. Seja o comprador um lojista, um transportador, um mecânico ou um consumidor final, a garantia do produto é algo que diferencia o vendedor no que diz respeito a qualidade do atendimento e a confiança dos clientes nos seus serviços.

Garantia, segundo o dicionário, significa a responsabilidade assumida pelo vendedor de entregar a mercadoria isenta de defeitos e em condições de funcionamento. Ela é de responsabilidade do fabricante do produto, que por meio dela assegura ao consumidor que o produto funciona conforme sua especificação, desde que seguidas às condições de aplicação.

O Cativo Distribuidora não é fabricante de componentes (como compressores), e sim revenda.

Toda solicitação de garantia será encaminhada para o fabricante dos compressores / peças / componentes para uma devida análise.

Prazo de garantia

Através da nota fiscal e certificado de garantia o fabricante garante seu produto contra defeitos de fabricação, peças, componentes ou materiais pelo período de 90 dias a partir da data de emissão da nota fiscal.

Por exemplo, os fabricantes de compressores (BITZER, BOCK, SANDEN, UNICLA, DENSO, THERMO KING, VALEO e outros) exigem que no momento que for solicitado/enviado o compressor para análise de garantia o mesmo deve estar com óleo, e fazer um laudo por escrito onde acusa o provável defeito. (Ver antecipadamente o termo e certificado de garantia que acompanha o produto). Dependendo do fabricante, há três tipos de garantia e prazos que podem chegar a até 12 meses após a fabricação. Há inclusive um manual da Bosch / BITZER / VALEO que esclarece todas as garantias possíveis de seus produtos, bem como prazos, análises necessárias, etc.

Tipos de defeitos

O tipo do defeito identificado vai qualificar a garantia ou não do produto. De maneira geral, listamos alguns tipos de defeitos mais comuns:

  • Defeito de fabricação: este é o único tipo de defeito onde a garantia é certa desde que o produto esteja dentro do prazo de garantia.
  • Defeito ocasionado por armazenamento: o local e a forma de armazenagem devem ser considerados com atenção. Por exemplo, não se deve armazenar produtos de borracha (adesivos, para-choques, plásticos, guarnições, etc.) em local úmido e/ou quente.
  • Defeito de manuseio: Esse tipo de defeito ocorre, por exemplo, no momento de abrir a embalagem. Uma tela de monitor de vídeo Actia riscada por objeto cortante utilizado no momento de retira-la da embalagem. Segundo exemplo, selo mecânico, manuseio com impurezas capazes de arranhar a pista/carvão do mesmo.
  • Defeito ocasionado durante o transporte da peça: são defeitos ocasionados por queda da peça ou por transportar sobre a peça algum outro produto pesado que a danifique, etc.
  • Defeito ocasionado por aplicação incorreta: este defeito é talvez o mais comum e é ocasionado pela montagem e/ou instalação errada do produto ou pela utilização do produto errado no veículo de aplicação. Esse é provavelmente o tipo de defeito que mais faz com que compradores percam a garantia do produto.

A garantia perde a validade se o produto tiver sido modificado, consertado ou desmontado, mesmo em parte, a limpeza ou lavagem do produto a ser enviado em retorno de garantia poderá comprometer a avaliação do mesmo, correndo o risco de ter a sua garantia invalidada.

Como funciona o a garantia

O processo funciona da seguinte maneira: O comprador entra em contato com o nosso departamento técnico solicitando a garantia do produto, sendo avaliado o ocorrido o produto ao fornecedor juntamente com a nota fiscal, o produto, os componentes do produto e o certificado de garantia preenchido, se houver certificado. O fornecedor irá realizar a análise técnica da autopeça para garantir que não houve erro de aplicação ou nenhum outro tipo de problema ocasionado por manuseio ou armazenagem incorreta. Em alguns casos a peça será reposta na mesma hora e em outros ela deverá ser enviada ao fabricante para que ele possa realizar sua própria análise técnica e decidir se concede o direito de garantia ou não. Neste caso, o processo pode levar até 30 dias. Em alguns casos, o distribuidor pode dar outra peça em consignação e após análise técnica do fabricante com resultado negativo em relação a garantia, debitar do comprador o valor da peça.

Todos os produtos encaminhados para a Rehem por motivo de defeito passarão por uma prévia análise técnica para verificação da existência de defeito de fabricação. – A Rehem preserva o direito de não se responsabilizar por qualquer item que esteja acoplado indevidamente junto ao produto alvo de devolução/troca, bem como quaisquer acessórios que não pertençam ao mesmo. – Temos até 30 (trinta) dias corridos, contados a partir da data do recebimento do produto em nosso Centro de Distribuição, para verificar se a solicitação preenche os requisitos da Política de Trocas e Devoluções. Se caso afirmativo, o cliente poderá solicitar:

  1. O reembolso do valor pago pela mercadoria, excluindo-se o valor cobrado pelo frete;
  2. A utilização do crédito numa compra futura, exceto o valor do frete;
  3. A troca por outro produto, arcando com a diferença de preço existente. – As trocas dos produtos poderão ser solicitadas uma única vez. Se o cliente não ficar satisfeito com o produto da troca, o mesmo poderá devolver e caberá somente a indenização.
  • O Cativo Distribuidora pensando em seus clientes disponibiliza acompanhamento técnico totalmente gratuito.
  • Com nossa experiência sempre indicaremos o produto / peça / componente ideal para a sua manutenção.
  • Disponibilizamos suporte técnico em parceria com os fabricantes:
  • Orientação de compra / aplicação
  • Orientação de instalação
  • Manuais técnicos
  • Acompanhamento e dicas personalizadas através do contato telefônico